Emagrecer fazendo exercício ou fechando a boca?
Transcrição do vídeo:
Oi! Hoje estou aqui para responder com base em fatos reais, ou seja, com base na minha experiência, porque é só assim que eu quero passar as coisas para ti, com coisas que eu já fiz e deu ou não deu certo, se é mais fácil emagrecer fazendo exercício ou fechando a boca?
Tu já deve imaginar a minha resposta, né? Porque sempre falo aqui em reeducação alimentar, mas quero te contar que eu tentei de outra forma, eu tentei pelo exercício.
Eu e o Leandro uma vez pagamos 1 ano de academia e fomos 3 meses. Legal, né? Aquela famosa...todo mundo já fez isso, se não fez ainda vai fazer uma vez na vida. Nesses 3 meses não vi nenhum resultado, talvez tivesse que ficar mais tempo, mas acredito que, com a alimentação que eu tinha não ia ter resultado suficiente, não ia emagrecer.
Outra coisa que eu fiz foi começar aula de ritmos. Quando eu decidi mudar, decidi que queria emagrecer, quando deu aquele primeiro estalinho, antes lá de setembro, quando procurei a nutricionista, em junho eu me matriculei em uma aula de ritmos, que é tipo uma zumba mais leve. Eu já fiz zumba então comparo nesse sentido. De junho a setembro eu ia na aula de ritmos sem mudar a minha alimentação, nesse período eu não notei nenhuma diferença. Eu amo fazer ritmos, mas não foi isso que me fez emagrecer, ela está em um combo que veio depois da reeducação alimentar. Ou seja, para mim, é só fechando a boca que funciona.
Tem gente que eu conheço que fala para mim assim “ah, mas eu me mato fazendo exercício justamente para poder comer porcaria”. Eu entendo essa visão, mas não concordo com ela. Por que que eu não concordo? Porque eu, além de buscar o emagrecimento, estou buscando saúde. Então, se tu come porcaria e faz exercício para compensar essa porcaria, por dentro tu continua podre! Vamos ser sincero, né? Acho que por dentro não está legal…
E, segundo, para ti compensar essa “porcaria” que tu comeu é muita caloria, em uma coisinha simples já deve ter umas 500 calorias, em um hambúrguer, por exemplo. Para ti conseguir matar 500 calorias tem que fazer muito exercício! Então não é assim… A nutri até me explicou no início eu perguntei para ela “ah, o dia que eu fizer mais exercício eu posso me permitir comer mais uma coisinha, me dar um presentinho?”. Ela falou: “não entra nessa da compensação, a compensação é uma furada”.
Talvez funcione quando tu quer manter o peso, mas estou falando aqui de emagrecer e para emagrecer acho que ela não funciona, não vai pela compensação!
Também não indico que tu tente emagrecer começando pelo exercício, que foi, de certa forma, o que eu fiz. Porque às vezes as pessoas “ah, agora eu vou entrar em uma vida fit”, daí começa a caminhada, começa a corrida já que já é um pouquinho mais avançado, ou procura, se inscreve na academia e não muda nada na alimentação.
A diferença para ter um resultado acho que vai demorar muito tempo, então não vale a pena. Realmente, se tu quer emagrecer, muda tua alimentação. Eu tenho absoluta certeza de que eu emagreci por causa da mudança na alimentação, não foi o exercício que me fez emagrecer. Mas, nem por isso, eu deixo ele de lado. Eu faço três vezes por semana pelo menos, agora nos últimos 20 dias acho que fiz pelo menos cinco vezes na semana, estou até anotando direitinho.
Eu faço pela questão da saúde, porque quero ter saúde, e também porque acho que é a única forma de tu definir o teu corpo. Apesar de eu ter emagrecido 19kg já, tem uma parte da barriguinha ali que não saiu e acho que só vou conseguir perder com o exercício. Então essa é a minha dica, novamente com base na minha experiência pessoal: se tu quer emagrecer, tem que fechar a boca, tem que mudar a alimentação e com a ajuda de um nutricionista. Não adianta só fazer exercício e continuar com a mesma alimentação. Minha experiência, relembrando! Certo? É isso, até o próximo vídeo!