top of page

Eu era contra ir em nutricionista


Transcrição do vídeo:

Por acaso, tu tens um pézinho atrás quando ouve a palavra nutricionista?

Eu tinha os dois pés bem atrás e ainda usava a desculpa de que ia gastar muito dinheiro. Eu nem sabia o valor que era uma consulta, mas eu dizia que ia gastar muito dinheiro, que não tinha dinheiro para isso e que eu não precisa disso. Virava a cara quando as pessoas diziam que estavam indo em nutricionista, isso 1 ou 2 anos no máximo atrás, então é possível mudar a mentalidade.

Baixou um santo em mim e eu falei “eu preciso buscar ajuda”, sozinha eu não vou conseguir. Não era só 2, 3 quilos, era no mínimo 10 que eu queria emagrecer na época.

Eu não sabia como funcionava uma consulta, nunca perguntei para ninguém que ia até que um dia eu vi um amigo nosso em comum, meu e do Leandro, indo na nutricionista e tendo resultado. Me empolguei, né?! Bom, ele está conseguindo, uma pessoa que toma cerveja, uma pessoa que come churrasco, está conseguindo! Então pode ser que dê certo, pode ser que essa nutricionista realmente sirva para alguma coisa. Se tu não tem essa cobrança externa, de outra pessoa, é tu contigo mesmo e aí, né, a gente vai se permitindo, “ah, mas hoje pode, eu mereço”, aquela coisa, vamos comemorar e blá-blá-blá, e aí tu não tens uma visão “ah, daqui 15 dias eu tenho que ir na nutricionista de novo” e aí daqui 15 dias eu quero ter emagrecido.

Eu também coloquei na minha cabeça a questão da saúde. Por quê? Eu comecei a pensar: casamos, eu e o Leandro, daqui a pouco vamos ter filhos, como é que eu vou cuidar desses filhos? Eu pensei também na questão de que eu tenho que ser exemplo para os meus filhos, e aí olha que legal se eu conseguir implementar com eles, desde o início uma alimentação mais saudável, coisa que talvez eu não tive e não por maldade dos meus pais, mas porque a gente viveu uma época em que os industrializados surgiram como a salvação do mundo e as propagandas também diziam que eles tinham todas as vitaminas possíveis, né?! E as gorduras não falavam, o açúcar não falava…

Eu estaria sendo egoísta, se eu não cuidasse da minha saúde, com as pessoas que eu amo, porque são elas que, se um dia eu ficar em um hospital, se um dia eu não tiver condições de caminhar, se um dia eu precisar de cuidados em casa, são elas que vão ter que cuidar de mim. Isso é justo? Por uma coisa que eu fiz, que eu poderia ter pensado, que eu poderia ter mudado? Bah, eu sinceramente não acho justo!

Alguns dos preconceitos que eu tinha com nutricionista: eu achava que, ao ir, tu ganhava um cardápio e comia esse cardápio todos os dias durante um mês, por exemplo. Não é assim, pelo menos comigo não é assim! Então tu não enjoa da comida. Eu achava outra coisa: que quando tu fosse na consulta tu tinha que ficar pelada pra se pesar e aí “ai, na frente de uma pessoa que eu nem conheço, né”, já não chega a ginecologista para nós mulheres, né?! Descobri que não precisa ficar pelada, pelo menos eu não fico! Eu fico com calcinha, sutiã e ainda põe um jaleco por cima, então é tipo hospital…

Trouxe aqui a pastinha que tem todos os papéis que ela passou depois da avaliação nutricional, todos os dados assustadores da primeira ida e explicar o que que aconteceu. Eu achei que eu fosse sair e lá assim ó: não come nunca mais tal coisa, não come nunca mais tal coisa, só olha alface, só olha brócolis, só olha alface, só olha brócolis, foca no brócolis! Não precisei, tá? Eu saí de lá na verdade com uma única orientação para que, na semana seguinte, a gente recebesse o plano alimentar. Eu falo a gente porque sou eu e o Leandro, cada um tinha um plano alimentar.

A minha nutricionista, Erica, ela orientou a questão do horário. Acho que a gente ouve muito falar assim: coma de 3 em 3 horas, é mais ou menos isso! Se tu almoçou meio-dia, e aí tu terminou de almoçar 12h10, 12h20, tu vai dar um intervalo de uma hora e meia até comer novamente alguma coisa, só que esse intervalo de uma hora e meia ele não pode passar de três horas. Então: deu uma hora e meia posso comer e não deixo passar de três horas. É lógico que se tu comer um hambúrguer de três em três horas não vai adiantar nada…

Ah, e esse intervalo vale para tudo. Terminou de tomar o café da manhã, conta uma hora e meia e não deixa passar de três. Mesma coisa com o almoço, tem o lanche da tarde, tem o lanche da tardezinha e tem a janta. E o café, ou chá ou água não considera nesse intervalo, então pode tomar água livre. Não vai, tipo, “terminei de tomar água vou contar uma hora e meia”. Água, café sem açúcar, tá tranquilo, pode tomar à vontade!

Depois, quando a gente recebeu o plano alimentar, que foi nesse segunda ida, ela nos passou tudo que tinha de fazer, café da manhã, almoço, lanche da tarde, janta e o possível desjejum. Ela passou porções, passou calorias, principalmente para mim que a intenção era reduzir peso, mas não tem assim: você deve comer uma banana, tem várias opções de frutas, com todas as medidas do que tu pode comer, de leite, de derivados do leite, de pão, de massa, enfim, tem toda uma orientação que inclusive eu fotografei e levo no meu celular para se eu tiver alguma dúvida. E aí, o que que aconteceu, eu não deixei de comer as coisas, mas eu aprendi o que que é melhor para mim. Aprendi o que que tem menos caloria, o que que tem menos gordura, o que que vai acumular, o que que não vai, e isso que fez a diferença! Hoje, eu não deixo de comer as coisas não porque a minha nutricionista não deixa que eu coma, mas porque eu sei que elas não vão estar contribuindo para o objetivo que eu quero, e aí é que faz a diferença, eu que não quero comer, não é a nutricionista que não deixa. Porque eu quero alcançar o meu objetivo, né, eu estou pagando, eu estou indo na nutricionista, eu estou me esforçando para quê? Para “jacar” todo dia, não né?

Na nossa ela pesa a gente na balança e, no meu caso, que sou mulher, ela tira algumas medidas, no do Leandro ela só tira a circunferência da barriga. De mim ela tira várias medidas, tira braço, peito, três medidas na cintura, quadril e coxa. Então é bem legal de ver essa mudança, porque além do peso tem a medida em si.

Uma coisa que eu achei muito legal da nutricionista é que ela não colocou metas, ela não me disse assim “olha, tu vai emagrecer 7 quilos nesse primeiro mês”. É aos poucos, cheguei lá com 76kg, socorro…

A primeira meta que eu coloquei, quando estava com 76kg foi chegar aos 68kg. Depois, isso conversando com a nutricionista. Depois coloquei 66kg, depois coloquei 61kg e achei que já estaria ótimo, porque era o peso que eu lembrava que eu tinha em 2013, achei que chegando ali ia querer parar, não quis parar, ainda não parei! Aí dos 61kg coloquei como meta 58kg. Já cheguei nos 58kg, que era tipo inimaginável para mim há algum tempo e agora coloquei 56kg.

Coincidentemente os 56kg é o IMC ideal para quem tem 1,63m, que é o meu caso. Mas isso também é legal da nutricionista, ela não usou como base isso, um padrão, uma regra geral, isso vai de cada um. Tanto que agora, na última vez que eu fui, que deu 58kg, ela me perguntou “como é que tu está te sentindo com esse corpo?”, porque se eu estiver bem, para por aí né, na verdade quem tem que gostar sou eu, não é o IMC de sei lá quem que inventou o IMC!

Para ti que ainda duvida que é possível ir em nutricionista e que é possível mudar e que não é tão ruim assim ir em nutricionista, que é uma pessoa que pode te ajudar, eu te faço um pedido: tenta! Pelo menos tenta! Eu tentei e deu certo, então tente, abra seu coração, abra sua mente, faça o que a pessoa te orientou…

Tu vai ver que a partir dos primeiros resultados tu já vai amar essa pessoa eternamente e “pelo amor de Deus não sai mais da minha vida”. Eu tenho certeza que, onde tu mora, na tua cidade, tem algum profissional que possa se encaixar no teu perfil, não é possível gente! Eu acertei de primeira, mas não é possível que tu tentando de novo, sei que tem muita gente que já foi e tem aquele preconceito por este profissional que foi, tenta outro, pega uma indicação, pega de alguém que tu está vendo que tem vida e está indo em uma nutricionista! Eu juro para vocês que eu tenho vida, pode ver, olhar nas redes sociais que eu tenho vida, que eu estou bem mais feliz agora do que antes.

Então é isso, boas energias e até o próximo vídeo!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page