Por que as pessoas não apoiam a sua reeducação alimentar?
Quando você diz que procurou um(a) nutricionista e quer emagrecer, logo surge a palavra dieta na cabeça das pessoas. Só que dieta é por tempo determinado, com restrições, para alcançar x quilos a menos. Já a reeducação alimentar não visa só perder peso, mas melhorar os hábitos alimentares.
É por isso que as pessoas ao teu redor preferem chamar de dieta: porque tem prazo para acabar. De forma geral, mesmo que lá no fundinho, elas não querem que você mude. Mudar a alimentação significa mexer nas relações, não querer mais aquele agrado em forma de comida porque agora você entende o quanto faz mal pra saúde. Sim, de vez em quando não vai impactar no todo.
O problema é que as pessoas não se dão conta de que o "de vez em quando" já virou rotina. Exemplo: uma vez por semana você almoça na casa dos avós. Lá sempre tem aquela sobremesa carregada no açúcar (pudim, ambrosia) ou aquela fritura de vó (bolinho de chuva, cueca virada). E aí, pra não fazer desfeita, você come. Só que aí não é exceção. Se ocorre pelo menos uma vez por semana já virou rotina. Entende?
No meu processo de emagrecimento, que resultou em -21kg em 9 meses, recusei incontáveis doces e frituras. Se as pessoas ficaram chateadas? Não sei, mas sei que reação delas é algo que não tenho controle. O que mais as incomoda não é que você não coma em uma ocasião, mas que conseguiu mudar sua visão sobre algo que, talvez, elas não consigam. Eu não fiz dieta, faço reeducação. Tenho consciência de que as permissões são, de fato, exceção na rotina. Em 90% do tempo sou firme e mantenho uma alimentação saudável! E é isso que faz com que as pessoas não te apoiem. Elas só conseguem ser firmes (ou fingir que são) em 10% da rotina, colocando duas folhas de alface no prato pra dizer que "tem melhorado a alimentação".
Chega a ser uma ofensa pra quem realmente mudou. Mas não perca tempo com isso. Acredite na sua escolha e veja que, mesmo em menor número, existem muitas pessoas que entenderam a importância de uma reeducação alimentar, e não de uma dieta milagrosa de 15 dias. Foque em quem está na mesma energia. É essa vibração que vai te ajudar nos dias difíceis. E, claro, conta comigo!