top of page

Resenha do Lelê: Geração de Valor


Transcrição do vídeo:

Hoje eu estou aqui para o primeiro episódio da Resenha do Lelê. O Lelê, no caso, sou eu. E quero falar aqui sobre livros, dar sugestões e dicas de livros legais, começando pela trilogia Geração de Valor.

Esses três livros são do Flávio Augusto da Silva. Ele, para quem não conhece, é um empreendedor de muito sucesso. Criou a rede Wise Up de inglês, mas também é famoso por criar um time de futebol nos EUA onde o Kaká foi jogar. Talvez você lembre por aí, mas, enfim...

As dicas que ele dá são muito legais porque ele começou a vida dele muito pobre, com dificuldades financeiras, e foi crescendo pouco a pouco até virar um empreendedor bilionário. Então, ele reuniu nesses livros da Geração de Valor algumas sacadas, algumas dicas, algumas ideias pra você, e pra todos nós, obviamente, pensarmos um pouco sobre como a gente pode ir atrás dos nossos sonhos e conseguir o que a gente quer.

Uma coisa que é muito legal nesses livros do Geração de Valor é que não é só texto. Então, daqui a pouco, você pense "ah, não gosto tanto de ler, vai dar moral do empreendedorismo, blá blá blá". Tem muita coisa que são frases, desenhos, ilustrações. E acho que isso é legal também porque, às vezes, numa frase só a gente consegue ter uma noção, uma ideia, que um texto gigantesco não daria.

Só algumas frases pra vocês terem uma noção: "se falta de tempo realmente fosse uma justificativa para você não tirar os seus projetos do papel, somente os desocupados teriam sucesso". Outra, por exemplo: "seu medo tem o tamanho que você dá a ele", e aí tem um desenho bem bacana sobre medo.

Eu separei três ideias, uma de cada livro, pra poder compartilhar contigo.

Geração de Valor 1

Do primeiro, uma das coisas que mais chamou a atenção foi quando ele fala que maturidade não significa experiência. Que, às vezes, a gente pensa que precisa ter muitos anos fazendo alguma coisa para ser reconhecido por isso ou ter oportunidades.

E, na verdade, ele fala que a experiência não depende necessariamente da idade, porque, às vezes, a pessoa pode passar muitos anos fazendo a mesma coisa e não se atualizar. Então, não se importe muito com a idade, porque a gente consegue realizar tudo o que a gente quer desde que a gente aprenda e se dedique pra isso.

Geração de Valor 2

Desse, o que mais me marcou foi a questão de a gente não se conformar com as coisas. Às vezes, a gente acha que a nossa vida vai ser assim mesmo, que as coisas são assim, sempre foi assim e sempre vai ser. E aqui tem muitos textos e muitas ideias falando justamente pra gente não se conformar.

Que as mudanças que a gente quer fazer na vida dependem mais da gente do que do resto, do mundo, das circunstâncias e das coisas. E acho que isso é muito importante, pra mim pelo menos foi, no sentido de dar mais coragem. Tanto que o título é "Plantando sonhos, colhendo conquistas".

Geração de Valor 3

Do terceiro, a ideia que mais me chamou a atenção foi uma sobre procrastinação. Tem uma parte que ele sugere pensar em algum projeto que a gente gostaria de ter feito e nunca tirou do papel e imaginar que aquilo, ou seja, fazer esse projeto virar uma realidade, fosse fundamental, por exemplo, para salvar a vida de alguém importante da nossa família.

Como se fosse o antídoto que vai salvar alguém que esteja doente, e que só aquele projeto sendo feito as coisas seriam resolvidas. E eu fiquei pensando assim: imagina se eu tivesse que fazer alguma coisa para salvar uma pessoa importante, eu faria imediatamente, agora, nem pensaria.

E quantas coisas para salvar a nossa vida, para poder ter uma vida melhor e investir naquilo que gosta, que a gente acaba deixando na gaveta, né? Então, às vezes, pensar um pouco no outro faz com que a gente pense no que é importante para nós.

Resumindo...

É rápido de ler, vale a pena, então fica a recomendação: Geração de Valor. Quem mora em Porto Alegre, eu posso até emprestar, porque eu já li e tá guardadinho aqui!

Se você já leu algum desses três livros e tem alguma outra ideia bacana, compartilha aqui nos comentários. E se você for começar a ler a partir dessa indicação, marca o Pensando Bem lá, tira uma fotinho, já dá aquela motivada para a leitura!

Boas energias e até o próximo vídeo!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page