Pote da Gratidão | Inspiração dos livros
Tem uma frase que gosto muito e li em um outdoor em uma esquina de Porto Alegre (RS), enquanto esperava o carro ficar pronto na oficina, que resume bem o que explicarei neste texto: agradecer é a arte de atrair coisas boas.
Letícia e eu gostamos tanto que até virou estampa de camiseta do Pensando Bem (breve merchandising, mas o tema permite, né?!).
Sou um devorador de livros de desenvolvimento pessoal, e a maioria deles – senão todos – tem em algum passo para ter uma vida melhor a prática do agradecimento. E não é só aquele “obrigado” de quem age com educação, mas sim ser grato por ter saúde, família, amigos, almoço, roupa pra vestir e até a oportunidade de viver mais um dia.
Mas teve uma dessas ideias que me fisgou: o Pote da Gratidão. Vi a proposta no livro Ferramentas dos Titãs, em que o autor, Tim Ferriss, conta que uma ex-namorada foi quem lhe sugeriu. O propósito é muito simples: pegar um pote vazio, identificá-lo como “Pote da Gratidão” e, diariamente, escrever em pedaços de papel algo pelo qual você gostaria de agradecer. Comentei a ideia com a Letícia e resolvemos implantar aqui em casa:
Já foi mais de uma semana, e o pote está “ganhando corpo”. Mas o melhor de tudo não é encher o pote, mas sim exercitar a gratidão. Pode parecer bobo, mas a verdade é que os sentimentos são como músculos emocionais, se assim podemos defini-los: se não exercitar, só definham.
O Tony Robbins, um dos maiores motivadores do mundo, cita no livro Poder sem Limites que a gratidão, a coragem, o respeito e tantos outros valores que prezamos precisam ser exercitados diariamente. É como academia, esporte, enfim. Só assim eles “crescem”, de fato, e nos fazem alcançar a transformação que buscamos.
E não é que faz sentido? No primeiro dia, confesso que foi até difícil pensar em algo específico para colocar no pote. Hoje, basta um dia bonito, um almoço feliz, uma ida ao supermercado ou até mesmo o fato de toda a família estar com saúde para eu já me ver anotando mentalmente as “gratidões” e lembrar imediatamente algo como: “essa precisa ir pro pote!”.
Exercitar o agradecimento é uma forma de a gente, também, perceber o quanto temos tudo o que precisamos para sermos felizes. É óbvio que temos metas e sonhos, mas felicidade é muito mais do que conquistas. É viver. E, principalmente, agradecer!
OBS.: Testa a ideia, me conta como foi a experiência e, se puder, manda uma foto do teu pote!
Boas energias!
Nosso e-mail: pensandobemlb@gmail.com