Quase -20kg e o poder da superação
Transcrição do vídeo:
Você já experimentou a sensação de se superar em algo?
Hoje eu estou aqui pra contar a minha história de superação. Eu deixei o Leandro de folga, na verdade ele está atrás da câmera, pra contar pra vocês que em 7 meses eu perdi 17kg. Agora é metade de abril e eu passei dos 76kg para os 59kg.
A minha história de superação começou em junho do ano passado quando eu escrevi em um caderno que eu tenho, um caderno simples, que eu ganhei de brinde, nada demais, nada especial. Eu escrevi algumas metas. Eu estava meio pra baixo, a gente ainda não estava com o projeto do Pensando Bem, não sabia direito o que fazer, eu sou jornalista também, também trabalhei em redação de jornal, trabalhei em assessoria e aí não queria mais isso, não sabia o que fazer e uma bola de coisas vai acontecendo. E eu estava insatisfeita também com o meu corpo, com a minha alimentação, e uma dessas metas era sobre alimentação e era emagrecer 10kg. Na época, eu achava que 10kg estava ótimo, depois que a gente chega nos 10kg a gente quer mais, e quer mais, mas uma hora para, né?!
Daí vou começar com atividade física. Comecei com a atividade física, faço aula de ritmos, amo! É um negócio que pra mim assim, só o momento de estar lá, eu amo dançar, e o exercício, porque realmente cansa bastante, é ótimo! Mas só isso não estava adiantando, eu não ia perder os 10kg, eu não ia perder nada, na verdade, porque eu continuava me alimentando do mesmo jeito. Que que aconteceu? Em setembro, a gente foi pra Carazinho que é onde a família do Leandro mora e a situação é engraçada mas, enfim, alguma coisa tem que acontecer pra que a gente perceba que precisa mudar, né?!
Eu estava mal da barriga, no 7 de setembro eu passei mal da barriga e aí eu “bah, tá saiu tudo que tinha dentro de mim, vou me pesar!” Aí peguei, lá em casa a gente não tem balança, peguei a balança que estava na casa dos meus sogros, me pesei. Subi na balança, olhei para baixo e marcou 78kg!!! Eu tenho 29 anos, 1,63m, e marcou 78kg!
Então me pesei, teve aquele choque do número, isso foi depois de um banho, aí fui pro quarto, me olhei no espelho e aí olhei assim e falei Letícia “tu tem que mudar, tu tem que fazer alguma coisa”.
Desde então eu vou na nutricionista, eu tenho acompanhamento, que era uma coisa assim, que quem me conhece sabe, eu virava os olhos pra quem ia em nutricionista, eu ficava tipo “ai, por favor, vamos fazer outra coisa da vida, vamos achar o que fazer”...
E hoje eu digo: vá numa nutricionista. Se você quer emagrecer, peça ajuda, vá num profissional, porque sozinho a gente não sabe o que comer, não se engane achando que “aí, não, mas a gente sabe o que tem que comer, né, é só comer mais alface, tomar um suquinho ali, vou perder”... Não vai perder! Ou vai perder pouco né, não vai perder tudo que tu quer.
Aí eu percebi o quanto esse superação tinha me ajudado, esse ponto, porque conquistas eu tinha já na vida. Passei no vestibular, consegui o emprego que eu queria na época em que me formei em Jornalismo, depois, lá recuperando, na infância, tinha um clube que eu ia, que eu adorava, tinha um carnaval que eu ia todos os anos, eu fui rainha do carnaval infantil. Nossa, pra mim, sucesso master!
Então, pequenas conquistas eu já tive ao longo da vida, mas eu nunca tinha me superado em algo, nunca eu tinha me dedicado tanto a algo e conseguido.
E essas conquistas elas são importantes, mas se você não experimentou o poder da superação. Estou falando superar! Você ter dado esforço, eu não digo esforço de suar, não é isso, é o esforço de você ver que está seguindo as metas que você se colocou, enfim, fazendo todo combo que precisa pra chegar num resultado.
Depois dessa superação, eu consigo qualquer coisa. Eu provei pra mim que eu consigo os objetivos que eu me colocar e isso é demais, isso não tem preço e eu recomendo que você tente fazer!
E agora, imitando o Leandro, e pensando sobre isso, eu queria te propor uma ação! O que te faria ter orgulho de ti mesmo? Pensa sobre isso! Planeja, tenta colocar uma meta na tua vida que depois tu sabe que tu vai ficar muito orgulhoso por ter conseguido alcançar. Imagina tu pensar que tudo que tu te propor tu vai conseguir? Eu te juro que eu penso assim hoje, juro! Não é mentira. Eu, por exemplo, não sei falar inglês, mas hoje eu sei que eu posso aprender. Se tanta gente sabe, porque que eu não vou aprender. Se tanta gente emagreceu, porque que eu não ia emagrecer? Eu consegui chegar no meu objetivo, então tu também consegue!
Queria deixar uma frase pra vocês, que é: tenha orgulho das suas pequenas conquistas. Se dê parabéns, olhe na frente do espelho e fala “bah! Tu conseguiu mais uma!”. É isso, é mais um passo, tu vai conseguir tudo! Tu vai conseguir chegar no teu objetivo!
E, também, tenho uma dica que serviu muito pra mim que foi olhar os vídeos do Pensando Bem, óbvio que eu vejo todos, eu participo de todos, atrás da câmera e depois…
Por exemplo, o “Mantenha sua palavra” é um que foi muito interessante pra mim, porque era uma coisa de tu te comprometer com o que tu fala, com o que tu promete. “Resolva seus problemas”, “Não se faça de vítima”, porque nessas situações acho que a gente acaba colocando como vítima do mundo e acaba não agindo. Nessa, de reeducação alimentar e em muitas outras, então recomendo que deem uma olhadinha. Já são mais de 60 vídeos publicados, algum com certeza vai te ajudar, vai ficar na tua cabeça, como esses ficarão na minha.
E é isso. Boas energias, até o próximo vídeo!